Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010



Muitas pessoas ainda carregam o pensamento erróneo de que as artes marciais só servem para prejudicar os mais fracos. Nas academias especializadas, é comum a presença de pessoas que lutam para aprender a brigar. De acordo com professores de jiu-jitsu, esse não é o verdadeiro propósito dessas arte também conhecida como "Arte Suave".


Atualmente, o jiu-jitsu é uma das artes marciais mais procuradas nas academias brasileiras e pelo mundo.


Porém, muitos leigos, com uma visão negativa, entendem que esta é uma modalidade violenta, que pode transformar as pessoas em seres agressivos.


Antigamente, esta modalidade era praticada como defesa pessoal dos samurais quando estes estavam desarmados. Muitas pessoas ainda lutam com estas finalidades, apegadas à filosofia e aos mandamentos da arte, mas uma pequna maioria dos frequentadores das academias de jiu-jitsu treina com outro objetivo de machucar as pessoas, brigar na rua, nas baladas e festas e, até mesmo, para se exibir.


O Jiu-Jitsu , que teve como pré-cursor aqui no Brasil a família Gracie, utiliza a força do adversário contra ele mesmo, através de técnicas de alavanca, de quedas, imobilizações, estrangulamentos, torções e etc.


Esta arte proporciona a um indivíduo menor e mais fraco dominar e se defender outro bem mais forte, pois a principal filosofia dessa arte é que “Vale mais a técnica e a velocidade do que a Força do lutador”.


A partir do momento que começa a lutar jiu-jitsu, percebe se que e uma arte diferente, porque ela é uma mistura um pouco de diferentes modalidades.


As pessoas confundem as coisas. Acham que, lutadores, são arrogantes, boçal, mascarado e etc. Mas depois que conhecem, descobrem que não e bem assim. Como dito anteriormente, alguns praticantes. na minoria das vezes, treinam pensando em que luta inflama o ego, faz com que o lutador se sinta superior aos demais. Essas pessoas que agem dessa maneira não conseguem administrar sua auto-estima e acabam denegrindo fisicamente as pessoas mais fracas e o Jiu-Jitsu. O Professor (o correto é " Mestre" de Jiu-Jitsu ) influencia muito na construção do carácter de um lutador, pois o aluno é o espelho do professor.


Alguns professores de Jiu-Jitsu passam aos seus alunos um carácter arrogante, fazendo com que o aluno siga o exemplo do mestre e torne-se um lutador violento.


Por fim, antes de se matricular em qualquer tipo de arte marcial, mais especificamente o "Jiu-Jitsu, procure se informar, se o professor é federado (http://www.fpjj.com.br/ - http://www.cbjje.com.br/) e agendar uma aula.


Assim, a prática se tornará mais útil, beneficiando todos e apagando a imagem negativa que algumas pessoas leigas cultivam em relação ao Brazilian Jiu-Jitsu (Jiu-jitsu Brasileiro) como é reconhecido mundialmente.

Urso Pardo

Urso Pardo

Minha Petch

Minha Petch
Jiu - Jitsu